Argentina Buenos Aires

Buenos Aires sem clichê: conheça 5 espaços culturais da noite portenha

Tudo que envolve criatividade me interessa em uma viagem. Inclusive, acho que viajar nos torna muito mais criativos pela quantidade de culturas diferentes que conhecemos e por estarmos em constante movimento físico e mental. Mas, quem vive em Buenos Aires nem precisa viajar para viver em um caldeirão de novas experiências.

Desde sempre, a capital argentina foi fortemente influenciada pelas culturas europeias, principalmente nas artes e na arquitetura. E, com o tempo, deu aquele toque sul-americano que deixa tudo ainda mais vivo e efervescente. Não é à toa que a cidade viu nascer e renascer diversos movimentos artísticos importantes, e hoje em dia é o berço de uma cena criativa interessantíssima: espaços culturais que não param de brotar. Um presente para os viajantes que buscam programas autênticos e alternativos na cidade. Noites de muita música, arte, gastronomia e gente interessante.

Eu e a Gabi descobrimos esse mundo graças a valiosos amigos porteños, que felizmente eram muito bem informados e ativos nesse meio. Conhecemos, inclusive, um dos diretores do centro cultural mais bacana que visitamos – o Club Cultural Matienzo. Ele nos explicou que diversos espaços iniciaram um movimento chamado MECA, que luta pela criação de uma lei que reconheça esses lugares com as suas peculiaridades. No site do movimento, tem uma lista enorme dessas casas pra você visitar.

Esse nosso amigo indicou algumas para a gente conhecer antes de partir da cidade, que se concentram nas mediações dos bairros de Almagro e Palermo. Confere aí:

Club Cultural Matienzo

Simplesmente um prédio inteiro habitado pelas mais diversas atividades artísticas e culturais. Esse espaço tem uma estrutura e um nível criativo que vão fazer você se sentir em Berlim. É gerenciado da forma mais coletiva possível e oferece uma longa lista de atrações que eu vou tentar resumir agora, vamos lá: festas, projeções, shows, festivais criativos, ciclos de literatura, oficinas, bar(es), restaurante e até uma rádio e um teatro próprios. Nem preciso dizer que uma das suas noites em Buenos Aires tem que ser reservada para o Matienzo. Todo dia rola alguma coisa por lá.

Um dos bares do Club Cultural Matienzo

Um dos bares do Club Cultural Matienzo

 

ONDE: Rua Pringles, 1249. PROGRAMAÇÃO: no site do Matienzo

 

Cadastre aqui seu e-mail para receber as novidades do nosso E-BOOK “Buenos Aires como um portenho”:

El Quetzal

Essa casa de cultura é inspiração por todos os lados, literalmente. Além da maioria das paredes serem pintadas por grafiteiros da nova geração, o lugar abraça todas as manifestações artísticas que você possa imaginar. Música, teatro, fotografia, cinema, pinturas, esculturas, circo, gastronomia e por aí vai. Um lugar perfeito pra tomar uma cerveja com os amigos e estimular a criatividade.

Foto: Facebook do El Quetzal

Foto: Facebook do El Quetzal

 

ONDE: Rua Guatemala, 4516. PROGRAMAÇÃO: no site da casa cultural El Quetzal.

 

Vuela el Pez

Um lugar um pouco menor, mas que também acolhe diversas atividades. Exposições de arte, teatro, fotografia e principalmente música. O Vuela el Pez é conhecido pela ótima acústica e por ser um lugar muito agradável para comer e beber entre amigos. Vale muito a pena conferir.

Foto: Facebook do Vuela el Pez

Foto: Facebook do Vuela el Pez

 

ONDE: Av. Córdoba, 4379. PROGRAMAÇÃO: confira na página do Vuela el Pez no Facebook.

 

La Casa del Sr. Duncan

Esse foi o primeiro lugar que nós visitamos em Buenos Aires, para encontrar uma amiga, e foi lá que percebemos como a cena cultural under – como eles chamam – é forte na cidade. Você passa pela rua e nem imagina que, entrando pela porta antiga, vai encontrar um ambiente que preza tanto pelo bom gosto e pela qualidade. Da pizza caseira às bandas independentes de alto nível que tocam em seu pequeno palco. Tudo isso num clima bem próximo e acessível, onde o público pode inclusive assumir os instrumentos em alguns momentos se estiver afim. Lá, você também pode ver arte, teatro, fotografia e muito mais.

Foto: Facebook do Sr. Duncan

Foto: Facebook do Sr. Duncan

 

ONDE: Av. Rivadavia, 3832. PROGRAMAÇÃO: confira na página do Sr. Duncan no Facebook.

 

Café Vinilo

Todas as pessoas que a gente conheceu em Buenos Aires nos diziam: “Conheçam o Café Vinilo”. E ele realmente nos encantou. A casa é muito legal, o restaurante é ótimo e a música nem se fala. O Café Vinilo é muito conhecido na cena musical e teatral porteña , e lá se apresentam grandes nomes da cena independente contemporânea. Inclusive, esse “bar” está no vídeo que a gente produziu sobre a cena cultural de Buenos Aires.

cafe-vinilo-bares-buenos-aires

Show do músico Tomi Lebrero y el Puchero Misterioso. Foto: Isabelle Souza

 

ONDE: Rua Gorriti, 3780, Palermo. PROGRAMAÇÃO: confira no site do Café Vinilo.

Espero que você tenha gostado das nossas dicas e, principalmente, que elas ajudem você a viver grandes experiências nessa cidade tão diversa. Quem tiver alguma outra dica para compartilhar, é só comentar aí embaixo.

Cadastre aqui seu e-mail para receber as novidades do nosso E-BOOK “Buenos Aires como um portenho”:

Você Também Vai Gostar

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário