Montevidéu Uruguai

Uma paixão uruguaia: murga nos tablados de Montevidéu

Conhecer a murga no carnaval uruguaio é uma experiência mágica. Apesar de sermos brasileiros e nos deleitarmos com o nosso estilo de folia, ficamos impressionados com a poesia, a beleza e a consciência social da murga uruguaia. É um carnaval completamente diferente do nosso, mas é pura arte e alegria. Como escrevemos no post sobre o carnaval uruguaio, as murgas são grupos que fazem uma retrospectiva cantada do ano que passou, sempre com muita dança, crítica e humor. E existem duas maneiras de viver essa experiência em Montevidéu: no Teatro de Verano ou nos tablados populares.

O primeiro é o grande templo do carnaval, onde acontecem os concursos e todos os espetáculos são transmitidos pelo principal canal de TV do país. Mas, foram os tablados que conquistaram os nossos corações e vão estar para sempre nas nossas memórias.

Durante os 40 dias de carnaval, cada grupo de murga se apresenta todas as noites em três tablados diferentes, com o objetivo de chegar a todas os bairros e classes sociais. Tablados são espaços comunitários, como clubes e estádios, que se transformam em teatro para receber os artistas e a população. É uma intensa maratona de espetáculos encarada com muita garra e amor pela cultura do país.

La Gran Muñeca

La Gran Muñeca

 

Falta y Resto

 

Você pode pegar um táxi ou ônibus e ir até um tablado por conta própria. Mas, a gente recomenda fortemente que você encontre uma murga no seu local de ensaio, pegue carona no seu ônibus e acompanhe esse grupo por uma noite de espetáculos. Eles adoram levar estrangeiros para viver a experiência dos tablados de dentro. É só dizer que você é turista e está muito interessado em conhecer melhor essa arte.

– ASSISTA AO VÍDEO: “Murga no carnaval de Montevidéu.”

Os artistas vão ensaiando suas músicas no maior alto astral, felizes da vida por viverem mais uma noite de carnaval. E você ali, sentindo aquela vibração e entendendo porque tantos uruguaios amam a murga. A gente viveu duas noites nos tablados, com a La Gran Muñeca e a Falta y Resto. Foram experiências muito genuínas e cheias de magia.

De um jeito ou de outro, o ingresso é bem acessível. Apenas R$10.

Outra maneira bem autêntica de conhecer a murga é indo aos ensaios dos grupos, que acontecem de novembro a janeiro. A gente foi no treino da La Gran Muñeca e foi uma noite muito rica e descontraída. O pessoal nos recebeu muito bem.

Assista ao vídeo que produzimos sobre a murga uruguaia e comece a imaginar a sua experiência no carnaval mais longo do mundo.

Endereço dos tablados

Descubra o endereço dos principais tablados de Montevidéu.

Locais de ensaios das murgas

Confira os locais onde as murgas ensaiam e viva essa experiência muy uruguaya.

Abaixo, seguem os locais que visitamos:

Murga La Gran Muñeca

Club La Isla: Rua Michigan, 1359, bairro Malvin – Montevidéu. Quase na esquina com a Rambla.

Murga Falta y Resto

Club AUTE: Agraciada, 2463 – Montevidéu.

 

Esse post foi útil pra você? Deixe um comentário ou entre em contato com a gente pelo e-mail contato@mundoavolta.com.

Você Também Vai Gostar

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário