Durazno Uruguai

VÍDEO: carnaval em Durazno, interior do Uruguai

Quando fomos para o Uruguai, em fevereiro de 2015, decidimos conhecer alguma cidade do interior. A ideia era expandir a nossa visão sobre o país, indo além de Montevidéu, Colônia de Sacramento e das praias. Conversamos com pessoas que conhecemos na viagem e descobrimos que Durazno, a 240 km da capital, tinha o segundo maior carnaval do Uruguai.

Pegamos um ônibus partindo de Montevidéu e passamos um final de semana por lá, quando acontecia o principal desfile de candombe de todo o interior. O que a gente viu foi uma festa muito bem organizada, que lota as ruas dessa tranquila cidade e diverte os moradores e turistas com uma noite de cor, brilho e muito tambor.

Conhecemos o pessoal da comparsa Afrocan, que colaborou com o nosso conteúdo e nos colocou dentro do desfile, literalmente. Entramos como staff e conseguimos acompanhar todo o trajeto de mais de 10 quadras. Foi muito bonito ver a dedicação de cada grupo e o seu amor ao carnaval. Diferente do que acontece em Montevidéu, as comparsas de candombe de Durazno não contam com apoio financeiro de grandes patrocinadores, como nos explicou o Eduardo, diretor da Afrocan. Mesmo assim, depois de muito esforço durante todo o ano, conseguem apresentar um espetáculo lindo em fevereiro. O ambiente é muito familiar e rodeado de comidinhas locais de todos os tipos: choripan, hamburguesas, chivitos e, claro, muita cerveja.

Além do carnaval, Durazno também tem outros atrativos. Sorveterias deliciosas, parrillas bem típicas, ruas arborizadas, arquitetura clássica, turismo em estâncias e um clima de cidade do interior bastante acolhedor. Mais uma dica: reserve um hotel ou hostel com antecedência, pois a cidade fica bastante movimentada nessa época e não há muitas opções de hospedagem por lá.

Clique aqui para acompanhar as datas do carnaval de Durazno.

Para conhecer melhor o candombe, leia também o conteúdo que produzimos em Montevidéu.

Você Também Vai Gostar

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário