Argentina Córdoba

VÍDEO: os cordobeses amam choripan (e a gente também)

Você só vai conhecer Córdoba de verdade se experimentar uma “listinha” de costumes e comidas locais. Tomar Fernet Branca com Coca-Cola, passar uma tarde de sábado nas serras, escutar alguma banda de Cuarteto, beber nos bares de Güemes, dar uma volta no Parque Sarmiento e, claro, comer choripan.

O “chori”, como é carinhosamente chamado pelos cordobeses, é um lanche bastante popular em toda a Argentina. Mas, é em Córdoba que a cultura do chori é mais forte. E os cordobeses se orgulham muito disso. É lá que acontece todos os anos o Festival Mundial do Choripan, no mês de março. As carrocinhas se reúnem no Parque Sarmiento e cada uma oferece o seu diferencial: molhos criativos, o pão ou uma linguiça especial.

De todas elas, duas são parada obrigatória e reinam no coração, ou melhor, no paladar dos cordobeses: o choripan do El Dante e do Luisito. Ambos ficam no Parque Sarmiento e obviamente nós provamos os dois.

Comer um chori faz parte do passeio ao Parque Sarmiento, que é considerado o “pulmão” de Córdoba. Os cordobeses vão lá para tomar mate, curtir um dia de sol e praticar exercícios. De crianças a velhinhos, de artistas a estudantes. Todo mundo passa em uma das duas carrocinhas quando bate a fome ou simplesmente para repor as calorias gastas naquela corridinha no final de tarde.

Difícil é escolher os temperos. Tem vinagrete, chimichurri, salsa criola, maionese, catchup, mostarda, batata palha, tomate, alface e por aí vai. Só não tente experimentar todos os molhos de uma vez só. Muitos cordobeses nos disseram que acabam fazendo isso e depois não conseguem nem comer o choripan, de tanto recheio e tanta mistura de sabores.

Um chori custa em média 40 pesos – mais ou menos 20 reais – e a satisfação é garantida. Assista ao vídeo sobre esse lanche totalmente cordobês e buen provecho!

Inscreva-se no nosso canal do YouTube para ficar por dentro dos vídeos da nossa viagem.

Você Também Vai Gostar

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário